O Sistema AlertaBlu emite os seguintes tipos de avisos:

Quando as condições meteorológicas indicam a alta probabilidade de chuvas intensas sobre a cidade, é emitido um aviso em função da intensidade da chuva esperada. Cada aviso indica uma mudança de estágio do sistema. Os 4 estágios possíveis são:

Previsão de Chuva para as Próximas Horas
Estado Descrição
Vigilância Situação em que não há previsão de chuva ou previsão de chuva fraca nas próximas horas. Os operadores realizam apenas monitoramento das condições meteorológicas.
Atenção Previsão de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. Neste estágio os operadores do AlertaBlu estão em constante comunicação com os órgãos municipais que atuam nas situações de chuva.
Alerta Previsão de chuva forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados. Nesta situação são emitidos boletins de alerta à população (via imprensa e site do AlertaBlu).
Alerta Máximo Previsão de chuva muito forte nas próximas horas podendo causar alagamentos e deslizamentos generalizados. Este estágio é acionado nas situações em que o Sistema já se encontra em estágio de Alerta e há a previsão de intensificação da chuva.