Última atualização: 03/07/2020 19:56

No sábado (04/07), a atuação de uma massa de ar seco e frio de origem polar mantém o tempo firme em Blumenau. Há condição para formação de nevoeiro na madrugada e amanhecer, mas que dissipa ao longo da manhã favorecendo predomínio do sol, com a presença de poucas nuvens.

Já no domingo (05/07), o dia começa com a presença do sol em meio a variação de nuvens. No decorrer do dia, a aproximação de uma frente fria no litoral sul de SC favorece aumento de nebulosidade e condição para pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas no período da noite.

Na segunda-feira (06/07) e madrugada de terça-feira (07/07), o tempo permanece instável devido à passagem da frente fria pelo litoral de SC e, posteriormente, pela ação de um cavado (área alongada de baixa pressão). Há condição para chuva persistente de intensidade fraca a moderada e alguma trovoada.

Ressalta-se, que ciclones extratropicais são fenômenos meteorológicos comuns no Sul do Brasil, especialmente nesta época do ano. Boa parte das frentes frias que passam pela região Sul do Brasil estão associadas à ciclones extratropicais em alto-mar, afastados da costa. Dessa forma, não necessariamente a formação de um ciclone extratropical trará uma condição de tempo severa ao Estado, isso irá depender de sua proximidade com a região litorânea.

A Diretoria de Meteorologia está continuamente monitorando as condições meteorológicas e, diante da identificação de cenário de tempo severo, avisos meteorológicos serão emitidos para informar a comunidade blumenauense.


Allef Matos/ Tatiane Martis
Meteorologistas – AlertaBlu/PMB