Última atualização: 05/10/2020 15:14

O mês de setembro em Blumenau normalmente apresenta índice pluviométrico de 128mm, maior se comparado aos meses de inverno. Dentre os principais sistemas meteorológicos que provocam chuva nesta época do ano estão as frentes frias, que usualmente se formam entre a Argentina e Uruguai e avançam para SC, os sistemas de baixa pressão e os sistemas de alta pressão posicionados no oceano que transportam ar úmido do mar favorecendo ocorrência de chuvisco isolado (circulação marítima).

No mês de setembro de 2020, as frentes frias apresentaram trajetórias mais oceânicas e os demais sistemas causadores de chuva ocorreram com menor frequência, resultando em um acumulado médio mensal de chuva de 46,9mm no Município, o que representa apenas 36,6% do esperado para o mês, ou seja, a chuva ficou abaixo da média em setembro, confirmando o que havia sido previsto. É possível observar na Figura 1, que mostra os acumulados mensais de chuva registrados nas estações meteorológicas do AlertaBlu, que a chuva apresentou um comportamento irregular na distribuição. A estação da Itoupava Central registrou apenas 35mm de chuva ao longo do mês. Por outro lado, na estação Jordão foram registrados 65,2mm em setembro.


Figura 1: Acumulados mensais de chuva nas estações pluviométricas do AlertaBlu em setembro de 2020. Fonte: AlertaBlu;

 

A Figura2 apresenta a chuva diária no mês de setembro registrada pelas estações pluviométricas do AlertaBlu. Pode-se notar que a maior parte da chuva ocorreu ao longo da primeira quinzena de setembro, devido, principalmente, à  passagem de frentes frias e cavados nos primeiros dez dias do mês.  No restante do mês, os eventos de chuva foram mais escassos e predominaram os dias de tempo firme associados às atuação de massas de ar seco.  

Figura 2: Chuva diária registrada na rede de estações pluviométricas do AlertaBlu/PMB em setembro de 2020;

 

Com relação à temperatura, o mês de setembro apresentou, no geral, temperaturas mínimas e máximas acima da  média, com alternância entre dias quentes e dias mais amenos, como pode ser visto na Figura 3. A  baixa amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima), observada nos dias relativamente mais frios, evidencia a influência da circulação marítima nesse período, quando predominou a condição de céu encoberto. Além disso, foram poucas entradas de massas de ar frio, sendo que a mais intensa ocorreu no dia 15/09 quando a mínima registrada foi de 13,4°C na estação localizada no Parque Ramiro Ruediger. A maior temperatura do mês foi registrada no dia 19/09, quando um padrão de vento de norte/noroeste contribuiu para a elevação acentuada da temperatura, alcançando 33,2°C à tarde.

Figura 3: Temperaturas mínimas e máximas diárias registradas em Blumenau em setembro de 2020. Fonte: AlertaBlu;

 

Allef Matos / Tatiane Martins

 Meteorologistas - AlertaBlu/PMB