Última atualização: 01/03/2021 12:13

Conforme o previsto pela Defesa Civil de Blumenau, o final de semana foi marcado pela instabilidade e chuva persistente que resultou em volumes expressivos de precipitação. Na sexta-feira, a circulação marítima intensificada pela presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) ocasionou chuva fraca à moderada isolada à noite. No sábado a chuva ocorreu ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada, intercalando com períodos de melhoria e aberturas de sol.

Já no domingo, a chuva ocorreu por conta de um sistema de baixa pressão posicionado no litoral catarinense, que favoreceu a formação de áreas de instabilidade que avançaram para o Vale do Itajaí provocando pancadas de chuva moderadas de chuva em vários momentos durante o dia, resultando em elevados volumes de precipitação. A figura 1 mostra os acumulados de chuva entre os dias 26/02, sexta-feira, e 1º/03, segunda-feira. Nota-se, pela figura as regiões que registraram os maiores volumes de chuva foram no norte do município, a região da Tatutiba com 124mm, Itoupava Central 103mm e Vila Itoupava 101,4mm.

 

Figura1: Acumulados de chuva nas estações pluviométricas do AlertaBlu entre 26/02 e 1º/03/2021;

 

A figura 2 mostra a distribuição espacial da chuva em SC, onde é possível notar que os maiores acumulados de precipitação se concentraram no Litoral Norte e também na região da Grande Florianópolis. A chuva registrada nestas localidades foram de 313mm em Garuva, 243mm em Schroeder, 212mm em Joinville e 298mm em Florianópolis nas últimas 72hrs.

 

Figura2: Distribuição espacial da chuva em SC nas últimas 72hrs. Fonte: Epagri/Ciram.

 

Para os próximos dias, segue a condição de instabilidade e chuva freqüente em Blumenau devido à formação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) e sistemas de baixa pressão sobre SC.

 

Taciana Weber / Tatiane Martins
Meteorologistas
Defesa Civil de Blumenau