Última atualização: 20/03/2017 11:26

Nessa segunda-feira (20/03/2017) mais precisamente as 07h29min, ocorreu o equinócio de outono do Hemisfério Sul, quando a radiação solar passa a incidir perpendicularmente à linha do Equador. Em termos práticos e considerando a condição astrológica, os dias começam a ter menor duração, com menos horas de luz solar e já nos encaminhamos em direção ao inverno.

Climatologicamente, em Blumenau, esta estação de transição começa a apresentar modificações na frequência da precipitação, resultando em acumulados de chuva menores se comparadas com os do verão. Isso é resultado da mudança de padrão atmosférico, diminuindo a chuva associada ao aquecimento (pancadas de chuva de verão no final das tardes) e passando a predominar as chuvas provocadas por frentes frias e ciclones extratropicais que são comuns nessa época do ano.

São características marcantes do outono a grande amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas do dia. As manhãs iniciam com temperatura relativamente mais baixa enquanto as tardes seguem quentes. A formação de nevoeiros ao amanhecer que dissipam no decorrer da manhã e também é bastante comum a ocorrência de veranicos, quando tempos um período prolongado sem chuva e com temperatura elevada.

A previsão de consenso do Fórum Climático Catarinense, o qual o AlertaBlu faz parte, é de que tenhamos um outono típico em 2017, pois este ano não estamos sendo influenciados por fenômenos de grande escala como El Niño e La Niña. Espera-se que a chuva oscile entre a média climatológica e um pouco acima desta, com destaque para o mês de maio que tende a ser um pouco mais chuvoso. A temperatura média também segue esta regra, ficando entre a normalidade e ligeiramente acima em virtude de noites com maior nebulosidade e um pouco mais abafadas.

 

Francine Sacco / Taciana Weber
Meteorologistas - AlertaBlu