Última atualização: 18/01/2018 12:31

Os prognósticos indicavam um ambiente atmosférico bastante instável para a tarde e noite da quarta-feira (17/01/18) em boa parte de Santa Catarina, devido à formação de um sistema de baixa pressão, ao deslocamento de umidade e calor pelo jato de baixos níveis, além do calor e de perturbações em outro níveis da atmosfera.

O sistema de baixa pressão se desenvolveu ao longo dia e se deslocou para o mar saindo entre o Litoral Sul de SC e o Litoral Norte do RS. A linha de confluência de ventos associadas a este sistema se posicionou entre o Litoral Norte de SC e o Planalto Norte catarinense, regiões onde os volumes de chuva foram mais significativos, conforme mostram as Figuras 1 e 2, referentes aos volumes de chuva acumulados em 24h (11h 00min do dia 17/01 e 11h 00min do dia 18/01) pelas estações da Epagri/Ciram e Cemaden.

Em Blumenau a chuva do dia 17/01 ficou restrita às áreas de instabilidade que se formaram em função do calor e provocaram chuva moderada de forma isolada e por alguns momentos, compatível com o estágio de Atenção com relação a chuva. Os volumes de chuva registrados no Município são apresentados na Tabela1.

A Equipe do AlertaBlu permaneceu monitorando o tempo durante a madrugada do dia 18/01 em virtude do estágio elevado de probabilidade de escorregamentos no Município. Para esta quinta-feira (18/01) e também para os próximos dias há previsão de dias típicos de verão com sol, calor e condições para pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporal no final dos dias.

As informações referentes às previsões de nowcasting realizadas pela equipe de meteorologia e também as mudanças de estágio de risco de deslizamentos e alagamentos são repassadas via site público e pelo aplicativo AlertaBlu.

 

Figura1: Dados de precipitação em 24h registrados pelas estações da Epagri/Ciram do Planalto Norte ao Litoral Norte no dia 17/01/2018. 

 

 

Figura2: Dados de precipitação em 24h registrados pelas estações do Cemaden do Planalto Norte ao Litoral Norte de SC no dia 17/01/2018. 

 

 

Tabela1: Precipitação diária registrada pelas estações do AlertaBlu entre os dias 15 e 18/01/2018.

 

Francine Sacco / Taciana Weber
Meteorologistas AlertaBlu