Última atualização: 28/05/2020 11:12

MONITORAMENTO CLIMÁTICO E CONDIÇÃO OCEÂNICA

Desde meados do mês de fevereiro, Blumenau vem registrando baixos volumes de chuva, resultando neste período de estiagem que é observado. No mês de março de 2020 choveu 64mm, cerca de 55% abaixo da média. No mês de abril, o tempo seco também predominou no município e, novamente, a chuva ficou abaixo do esperado, cerca de 51%. Porém, a situação se agravou no mês de maio, até o momento foram registrados apenas  22mm de chuva em Blumenau, o que representa apenas 21% do esperado para o mês, ou seja, maio fechará com chuva cerca de 79% abaixo da média.

O quadro de neutralidade climática se manteve no mês de maio e já podem ser observadas anomalias negativas de temperatura da superfície do mar (TSM) na região equatorial do oceano Pacífico (Figura 01), com valores entre -0,5 e -1°C. A condição para o trimestre de junho, julho e agosto é ainda de neutralidade, mantendo a tendência de resfriamento nas águas do Pacífico Equatorial nos próximos meses.

Figura 01: Anomalia de Temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial no mês de maio (atualizado em 25/05). Fonte: IFSC (modificado);

 

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO MENSAL / TRIMESTRAL

Climatologicamente, o período de junho/julho/agosto apresenta os menores volumes de chuva do ano em Blumenau. Os principais sistemas meteorológicos que atuam essa época do ano são as frentes frias associadas a ciclones extratropicais, sistemas de baixa pressão e a circulação marítima.

Na última terça-feira, 26 de maio, o AlertaBlu participou de mais uma reunião do Fórum Catarinense de Discussão Climática, realizado por meio de webconferência, onde os meteorologistas que atuam em Santa Catarina discutem o monitoramento e previsão do clima para o Estado. 

O resultado desta reunião é a previsão climática para o próximo trimestre (Junho/Julho/Agosto) que indica que a chuva ficará próxima a abaixo da média neste período em Blumenau. Dentro do trimestre, o mês de junho é aquele que apresenta um período um pouco mais favorável para a ocorrência de chuva, porém esta ainda ocorrerá de forma mal distribuída  ao longo do mês. Já nos meses de julho e agosto, o padrão de chuva irregular e de baixos volumes retorna.

 

Tatiane Martins / Allef Matos / Taciana Weber

Meteorologistas – AlertaBlu / PMB