Última atualização: 20/10/2017 14:24

Na tarde de ontem quinta-feira (19/10) o AlertaBlu sediou a reunião mensal do Fórum Climático Catarinense. Este Fórum, que está na sua 139ª edição, é composto por órgãos públicos e privados e por meteorologistas que trabalham em Santa Catarina.  O objetivo é analisar os prognósticos e emitir uma previsão climática trimestral.

A previsão de consenso para o trimestre Novembro e Dezembro/2017 e Janeiro/2018 indica que a precipitação tenda a ficar entre a normalidade e abaixo desta em Blumenau. Já as temperaturas tendem a ficar entre a normalidade e acima desta. Porém o que se pôde observar avaliando os modelos de clima é que em novembro ainda teremos o padrão de tempo que estamos observando em outubro, ou seja, chuva frequente que em alguns eventos ocorre de forma mais intensa com volumes significativos em pouco tempo. Com relação às temperaturas ressalta-se que na primeira quinzena de novembro ainda podemos ter massas de ar seco e frio mais intensas, que deixarão as temperaturas mais amenas, em especial nas noites e madrugadas.

Com relação às forçantes para essas condições de clima ressalta-se a possibilidade de configuração de um evento de La Niña no decorrer do verão e também a formação de bloqueios atmosféricos em uma posição em que deixa o tempo instável no Sul do Brasil. 

 

Francine Sacco / Gustavo Verardo
Meteorologistas - AlertaBlu