Última atualização: 04/08/2020 17:37

CONDIÇÃO OCEÂNICA

A Figura 01 apresenta a anomalia mensal de temperatura da superfície do mar (TSM). Apesar da atmosfera ainda apresentar um comportamento de neutralidade climática, é possível observar uma tendência de resfriamento na região equatorial do oceano Pacífico, especialmente próximo à costa peruana (Niño1.2). Nos próximos meses mantém-se a tendência para o resfriamento nas águas do oceano Pacífico e há condição para a configuração do fenômeno La Niña até o final de 2020.

Figura 01: Anomalia mensal do mês de julho de 2020 da temperatura da superfície do mar (TSM). Fonte: CPTEC/INPE;

 

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO MENSAL

O mês de agosto é caracterizado por apresentar baixos volumes de chuva na região do Vale do Itajaí. Em Blumenau, a média climatológica de agosto é de cerca de 95mm de chuva. Os principais fenômenos meteorológicos que causam a precipitação são as frentes frias, as áreas alongadas de baixa pressão (cavados), os sistemas de baixa pressão e a circulação marítima.

Para o mês de agosto de 2020, os modelos de previsão climática indicam chuva abaixo da média para a região de Blumenau. Durante boa parte do mês predominam os dias secos, com predomínio de sol e variação de nebulosidade, especialmente na primeira quinzena do mês. A chuva, quando ocorre, apresenta má distribuição no Município, ou seja, com volumes distribuídos de forma irregular nas regiões do município, e vem alternada aos dias com tempo firme.

A temperatura no mês de agosto de 2020 fica acima da normal climatológica, tanto as máximas como as mínimas. Os baixos índices de umidade do ar durante os períodos de tempo seco acabam favorecendo dias de grande amplitude térmica e com tardes aquecidas.

 

Tatiane Martins / Taciana Weber

Meteorologistas – AlertaBlu / PMB