Última atualização: 10/02/2020 17:35

O primeiro decêndio de fevereiro foi marcado pelos volumes significativos de chuva em Blumenau. Neste período, choveu 174mm no município praticamente o todo o volume esperado para o mês de fevereiro, cuja normal climatológica é de 187mm. Entre os dias 02 e 08/02, a chuva, que ocorreu de forma persistente alternando de intensidade entre fraca e moderada, foi causada pela circulação marítima intensificada por um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos e médios da atmosfera em SC. Já no dia 09/02, uma frente fria que avançava pelo litoral de SC e o aquecimento superficial (calor) causaram pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde do domingo. A Tabela1 mostra os acumulados de chuva registrados pela rede de estações pluviométricas do AlertaBlu espalhadas pelo município. Como pode ser visto, em algumas localidades os acumulados ultrapassaram dos 200 mm entre 02 e 09 de fevereiro, enquanto em outros nem sequer chegaram aos 120 mm, como é o caso da estação localizada no Parque Ramiro Ruediger, evidenciando o caráter irregular da precipitação.

 


Tabela 1 – Acumulado de Chuva registrado pelas estações pluviométricas da rede AlertaBlu/PMB;

 

A Figura1 mostra a distribuição espacial da chuva entre os dias 03 e 10/02 em SC. Pelo fato da maior parte da chuva ter sido causada pelo transporte de umidade do oceano para o continente, nota-se que os maiores volumes ficaram concentrados no litoral e áreas adjacentes. Em municípios como Camboriú, Joinville e Schroeder, choveu respectivamente 358, 325 e 319mm. Por outro lado, no Planalto Norte e Meio Oeste, áreas mais afastadas do mar, os acumulados de chuva em diversos municípios ficaram abaixo dos 50mm.

 

Figura 1 – Acumulados de chuva registrados nos últimos 7 dias no leste de SC. Fonte: Epagri/Agroconnect;

 

Na última semana, o AlertaBlu já havia alertado sobre o risco de alagamentos e deslizamentos em Blumenau devido à persistência da chuva com volumes mais expressivos, que acabaram se confirmando. Foram registrados, pela Defesa Civil de Blumenau, diversos deslizamentos de pequeno e médio porte, alagamentos momentâneos, a exemplo do ocorrido na rua Araranguá, quedas de árvores, avarias de estruturas e vias públicas.

No decorrer desta semana, não há expectativa para volumes significativos de chuva no município. Em geral, a chuva ocorre com intensidade fraca e de forma isolada. Apenas na quarta-feira (12/02), há condição para pancadas de chuva, ainda sim de forma mal distribuída e com volumens não tão expressivos como na semana anterior.

 

Allef Matos / Taciana Weber / Tatiane Martins

 Meteorologistas – AlertaBlu / PMB