Última atualização: 10/10/2018 10:58

Chuva Intensa em Blumenau

 

Áreas de instabilidade formadas pela atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) em baixos níveis da atmosfera e intensificadas pelo aquecimento superficial causaram chuva significativa e trovoadas em Blumenau na noite da última terça-feira (09/10), como pode ser visto na Figura 01.

 

Figura 1: Imagem do radar do Morro da Igreja - SC às 21h15min local. Fonte: REDEMET;

 

As áreas de instabilidade avançaram de oeste em direção à Blumenau, de forma que a chuva iniciou pela região da Velha / Vila Nova às 21 horas e posteriormente atingiu as demais regiões. A chuva ocorreu com distribuição irregular, com os maiores volumes de chuva sendo observados na Velha / Vila Nova. Na estação pluviométrica da Velha Central foi registrado um total de 38,8mm de chuva em cerca de 2h30min. Chuva de forte intensidade foi registrada também nas estações Velha Grande e Parque Ramiro Ruediger, aonde os acumulados chegaram a 39,6 e 33,2mm respectivamente, como é possível observa na Tabela 01.

A região Itoupava / Badenfurt registrou chuva de intensidade moderada, com acumulados que alcançaram 22,2 na estação Itoupavazinha e 20,2mm na Tatutiba. No restante do município os volumes de chuva foram menores e a chuva ocorreu com intensidade fraca a moderada isolada.

 

Tabela 01: Acumulado de chuva na terça-feira (09/10) registrados nas estações pluviométricas do AlertaBlu;

 

Nos próximos dias o tempo permanecerá instável em Blumenau, com a presença de muita nebulosidade e condição para chuva. Não se descarta o risco de novos eventos de chuva intensa de curta duração.

 

Tatiane Martins

 Meteorologista - AlertaBlu